Explorando a Riqueza da Culinária Maranhense pelo Olhar do Chef Marcos Lôbo,

 

Explorando a Riqueza da Culinária Maranhense pelos Olhos do Chef Marcos Lôbo,

Data: 25/01/2024, 20:56hs

Fonte Chef Marcos Lôbo;

Nasci no estado do Maranhão na década de sessenta, e o pouco tempo que vivi nesta terra foi o suficiente para conhecer a rica gastronomia que marcou minha infância. Embora não tenha certeza se os pratos que degustei na época ainda são produzidos da mesma forma, vou compartilhar a minha história gastronômica maranhense que presenciei antes de partir para outras cidades do Nordeste.

Um prato que sempre marcava presença no café da manhã em meu lar era o açaí com açúcar, farinha d’água e camarão seco, servido em uma tigela todos os dias para começar. O açaí, fruto de uma palmeira na selva amazônica, oferece benefícios à saúde, sendo rico em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O açúcar, consumido com moderação, também traz benefícios à saúde, sendo uma fonte de cálcio, fósforo, ferro, cloro, potássio, sódio, magnésio e vitaminas do complexo B. Por fim, o camarão seco é uma fonte de proteínas, ômega 3, com baixo teor de gordura, e fornece vitaminas do complexo B, oferecendo proteção contra doenças cardíacas.

Fonte da Internet;

Em seguida, o arroz preparado com toucinho, cebola e sal, consumido com qualquer tipo de carne no almoço. Confesso que a vontade sempre falava mais alto quando comíamos esse arroz com carne de porco cozida. Não posso deixar de mencionar o famoso arroz de jaçanã, muito consumido na década de sessenta, feito com jaçanã dessalgado, cebola, toucinho e água com cebolinha batida no liquidificador, resultando em um aroma delicioso. A família do arroz também inclui o arroz de cuxá, tradicional no Maranhão, rico em vitamina A e vitamina B1, essenciais para a saúde da pele, olhos, sistema nervoso, músculos e coração.

Fonte da Internet;
Fonte da Internet;
Fonte da Internet;

Na minha infância, havia um prato africano frequente em nosso lar: vinagreira com quiabo e camarão seco misturado ao arroz de toucinho. Esse prato também deixou sua marca.

Os crustáceos sempre foram parte integrante de minhas experiências gastronômicas. Caldeirada de caranguejo no leite de coco com pirão, moqueca de peixe e camarão, fritada de aratu, caldinho de camarão com cabeça de peixe, torta de marisco, torta de camarão, e uma posta de pargo frito com molho de camarão eram algumas das delícias do mar que se saboreavam e ainda são apreciadas até hoje.

A parte doce, tão aguardada, é marcada pelo famoso doce de buriti, com sabor e aroma inconfundíveis, deixando uma marca na língua. Além disso, outros doces como sorvete de bacuri, abricó, entre outros, complementam essa rica experiência culinária. Com o tempo, a memória nos faz lembrar dessas delícias naturais que o nosso Maranhão produz e que continuam sendo incrivelmente saborosas.

Fonte da Internet;

Fonte da Internet;

Fonte da Internet;
Fonte da Internet;
Fonte da Internet;

CONTATO

Pesquisador e Gastrônomo/Chef Marcos Lôbo

Fone / WhatsApp (81) 99788 6975

mlobo199@yahoo.com.br  

 

Comentários